-
Arquitetos: Juan Caycho Arquitecto, Roman Bauer Arquitectos
- Área: 3860 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Alonso Bernuy
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta praça oferece um espaço para pausa diante do alto fluxo de veículos na área, especialmente na avenida Camino Real, sendo separada do nível da calçada gerando um ambiente rebaixado a -3,75m em forma de quadrado, com medidas laterais de 32m. O fosso existente no local foi preenchido quase totalmente, compactando-o a cada 25 cm de altura. A ancoragem do muro era removida enquanto o nível de preenchimento subia. Evitou-se a utilização de muros de contenção para a praça rebaixada, utilizando 4 taludes inclinados de terra para conter os planos laterais, que descem de cada lado em direção a uma praça rebaixada de forma quadrada, cuidando sempre para não ultrapassar um ângulo de 35°. Assim, o espaço interior da praça é aparentemente protegido das ruas circundantes por meio de jardins elevados que, por sua vez, mantêm as encostas.
A praça é circundada por estas áreas ajardinadas de 2.300,06 m2, com espécies de cobertura do solo como aptenia e também gramíneas altas como capim-do-texas e capim-chorão, etc. Nas áreas de descanso e contemplação da encosta voltada para o interior da praça, utiliza-se grama para que o público possa se deitar ou fazer um piquenique. Ao redor da praça rebaixada, no limite entre a vegetação, é incorporado um banco perimetral com alguns encostos metálicos. Sobre esse banco, de um lado da praça, está posicionada uma pérgula retangular de 6,20 m de largura por 35,30 m de comprimento e 5,20 m de altura. A altura foi estabelecida para que o pedestre no nível 0,00 possa ver por cima da pérgula feita com tubos galvanizados de seção circular de 10 cm e tela raschel preta na cobertura. No afastamento municipal de cinco metros é construída uma vedação perimetral metálica de tubos de seção circular com dois portões de acesso que permitem o controle e fechamento do parque.
O acesso à praça rebaixada faz-se através de duas entradas pedonais com rampas de inclinação 10%. Uma entrada, com rampa de 4 trechos, localizada na rua Choquehuanca e a outra, com rampa de 5 trechos, localizada no cruzamento com a avenida Camino Real. A iluminação indireta em toda a praça valoriza os caminhos e ilumina pontualmente a vegetação. A praça recebeu menção honrosa na categoria desenho urbano e paisagismo na XIX Bienal de Arquitetura do Peru 2022.